
Médicos do corpo clinico IOT aprimoram técnicas nos Estados Unidos
Os médicos do corpo clinico do IOT estão sempre em busca de avanços tecnológicos que possam melhorar ainda mais a saúde dos pacientes.
No mês de abril os Doutores Thomas Huber e Anderson Stiegemaier estiveram nos Estados Unidos fazendo realizando treinamento de novas técnicas cirúrgicas com implantes e tecnologias em cirurgias de ombro e joelho em Cadáver Lab.
O Dr Thomas explicou a importância destes treinamentos:
“Meu primeiro treinamento em Cadaver Lab foi em 1994 no Laboratório do Dr. Caspari. Na época estávamos treinando os primeiros usos de uma pinça de artroscopia que ate hoje é usada e fundamental nas cirurgias. Na epoca começavam os passos da artroscopia de ombro. Sempre o foco foi primeiro treinar em ombros de cadaver e so apos poder fazer “de olhos fechados” é que iniciava as novas tecnicas nos pacientes . Desde então eu e varios medicos do IOT sempre que temos conhecimento de novas tecnicas procuramos primeiro este tipo de treinamento, aguardamos os trabalhos cientificos provarem que são seguros para então recomendar aos pacientes. Finalizo que todo dia existem avanços de ciencia na medicina mas somente devemos usa-los quando podemos provar que são seguros e o treinamento estiver completado. Infelizmente o Brasil tem quase nulos estes centros de treinamento e nem sempre podemos fazer todos os que temos interesse”.
No momento, aguardamos a Anvisa e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) liberar tais técnicas para que estas possam logo beneficiar muitos pacientes pelo Brasil.
Dr. Anderson Stiegemaier

Dr. Thomas Huber