Por que o joelho estala?
Estalos no joelho é uma condição muito comum, principalmente em atletas. Geralmente não são indicativos de problemas mais graves, mas não é por isso que você deva ignorar, fique atento a todos os sintomas que vierem junto.
Mas, afinal, por que os joelhos estalam?
Pode-se dizer que o joelho é semelhante à uma dobradiça e que pode sofrer estalos, sem necessariamente ser sinal de lesão. Os estalos acontecem quando a pessoa faz movimentos em que os joelhos são flexionados: agacha, sobe escadas ou até mesmo nas corridas e caminhadas. Porém, se os estalos vierem acompanhados de sintomas como dor, inchaço ou travamento dos joelhos, é fundamental que você procure um ortopedista para que uma situação mais grave seja evitada.
Causas sem lesão:
Bolhas de gás
Toda articulação possui um líquido chamado de líquido sinovial que lubrifica e protege a articulação. Misturado a esse líquido existem bolhas de diversos gases e quando elas estouram, surge o estalo.
Tendões e ligamentos
No movimento do joelho, os tendões e ligamentos podem dar a sensação de estalo, após algum período em repouso.
Falta de alongamento
A falta de alongamento e fortalecimento aumenta a pressão entre a patela e o fêmur, ocasionando o estalo.
Causas com lesão
Caso os estalos sejam frequentes e associados com dor, aumento de volume ou sensação de que há areia no joelho, a probabilidade de que haja uma lesão presente é bastante alta.
As situações mais comuns de lesão são:
✔ Lesões da cartilagem da patela (condromalácea);
✔ Lesão de menisco;
✔ Lesões ligamentares.
Não esqueça de procurar um médico especializado! Apenas ele poderá lhe dar o diagnóstico e tratamento corretos 😉